Postagens

Maconha faz bem à saúde?

Imagem
Che Cannabis e a filosofia da cannabis
Ilustração: danieluiz
A maconha faz bem à saúde? *

Agora que eu estou preso, eu consegui parar e assistir mais à televisão e ler a Bíblia Sagrada. Era uma forma de me cuidar, me drogar de ideias, e eles permitiam e o Brasil ficava todo-tudo por isso mesmo. Foi aí que a minha cidade brasileira saiu de cara, ontem, no Jornal National e eu me senti gente boa por isso, importante. Não devia, nem um pouco, sem internet, assistir ao National, e não me sentir dopado de informações sensacionalistas. Mil vezes fosse na internet, eu desejaria ler a notícia de jornal impresso. Aquele jornal podia revelar de onde eu era. Qual era o nome desse quintal da Bahia de onde eu fui gerado ou germinado? Depois do National, tornei-me globalizado e poderia agora, então, após o noticiário, ficar me sentindo demasiadamente humano, feito Nietzsche em fim de feira. Eu tinha uma informação bombástica: a maconha faz bem à saúde nos Estados Unidos da América. Agora seria a vez d…

Maconha mais Ciência igual a Dinheiro (Prosa)

Imagem
Ilustração: danieluiz

Maconha mais ciência igual a dinheiro*

Será que o meu povo sabe que os norte-americanos criaram um banco (de dinheiro), para gerenciar o lucro dos plantadores de maconha? E a gente aqui parado! Será que a nossa gente sabe que a maconha se come, maconha se fuma, maconha se faz roupa, maconha se faz lubrificante sexual, maconha serve para fazer papel, maconha serve para cabelo, maconha minimiza a câimbra, serve para o ouvido inflamado e para os olhos com glaucoma? Eu sou o herói rebelde que fuma e preciso resgatar o povo da ignorância. Eu vou sair da minha caverna e fazer feito Zaratustra. Na verdade, eu sou um Platão às avessas e sou de dar água na boca. Na feira, indago sobre onde está a verdade: – Então, alguém já morreu de overdose de tanto fumar maconha? E agora? A maconha faz bem, e só o álcool é liberado? A verdade é Deus ser a favor da maconha. A maconha foi dizimada? E agora? Esquerda ou direita não existem mais? Não há mais em cima nem mais embaixo? Foi Deus qu…

Maconha mais Ciência igual a Remédio (Prosa)

Imagem
E o Brasil seria um Uruguai bem melhor de grande
Ilustração: danieluiz

Maconha mais ciência igual a remédio *

Hoje posso escrever sobre a luta que é vencer uma depressão com a ajuda da leitura e da maconha. Aliás, a maconha na cadeia é um remédio, os guardas prisionais costumam ficar calados, quando sentiam o cheiro vindo da cela 021: era café e cannabis. É só não fumar na frente deles, dizia-me o bom-senso. Eu vivo nas cavernas do planeta Terra, desenhando maconha na parede da minha cela 021 e aprendi a caçar minhas primeiras palavras para este livro, só depois da lua cheia. A história da maconha tem mais de cinco mil anos, só na mente e nem sequer uma morte por overdose. “Maconha não mata, apenas cura”, soa uma voz fraterna dentro de mim. Vá comer a raiz? Se você comer a raiz, você morre, não faça isso! Eu não entendo tanta gente lutando para destruir a ideia de plantarmos maconha nos quintais do Brasil. A gente vai perder a liberdade de viver com mais saúde, vamos deixar de criar mais…

LIVROS À VENDA SOBRE CHE CANNABIS

Imagem

Baculejo (Poema-canção)

Imagem
A cadeia pública e seus efeitos colaterais
Ilustração: danieluiz



Baculejo *
A sirene do camburão me faz
ver a injustiça baculejar a paz

Eles vinham vindo
a mando do Estado.
Todos fardados,
atropelando...

Mandaram nos encostar na parede,
mandaram descer as calças.

Meu irmão, o que é?
O Reggae está aí para mostrar...

Minha irmã, quem é?
Que pode um dia nos salvar?

Que pode sem Deus nos salvar
e quem pode um dia nos salvar,
e que pode sem Deus nos salvar...

Mandaram nos encostar
na parede,
mandaram descer
as calças...
 * Pereira, Waldemar Valença. Pé de maconha: Che Cannabis nasandanças da ciência. 1ª edição. Aracaju: ArtNer Comunicação, 2016.
CONTATOS PARA ADQUIRIR A OBRA:
+55 (79) 99600-2872
checannabis@hotmail.com
efeitocannabis.com

 CheCannabis nas andanças da ciência
Ilustração: danieluiz

CONTATOS PARA ADQUIRIR A OBRA:
+55 (79) 99600-2872
checannabis@hotmail.com
efeitocannabis.com

Agora lascou, sabia? (Prosa)

Imagem
Che Cannabis, o profeta do Brasil
Ilustração: danieluiz

Agora lascou, sabia? *
Foi lendo Chris Conrad e outras pessoas que aprendi, ligeirinho, que não basta você ler. É preciso viver o que se está lendo, ou a droga da leitura não faz efeito na cabeça. Você sabia que nonada é um ler por ler? É o que eu digo, inspirado em Guimaraes Rosa: eu não me privo de conhecer a filosofia de Jean-Paul Sartre no português. Me entrego às moscas, pulo do muro às cavernas. Mas isso não vem ao nosso caso. Eu nunca que conheci o meu lado existencialista. Nunca que eu soube de ser tão estudioso na vida. Vou me entupir de filosofia: destino ou presságio? Fazia leituras de estudante, na escola, e o conhecimento nos anos ’90 era um ziguezague para mim, feito uma rede social manipulada com telefone celular. Eu me desdobrava, transformando-me em hiperlink da amizade. Eu, Che Cannabis, sou virtualmente brasileiro e herói dessa gente toda que ama a maconha de mansinho. Nossa erva ou droga proibida e criticadíssima, t…

Che Cannabis sob as garras da lei vigente (Prosa)

Imagem
Che Cannabis sou eu mesmo, muito prazer! Ilustração: danieluiz

Che Cannabis sob as garras da lei vigente *
Che Cannabis sou eu mesmo, muito prazer! Agora eu vou escrevendo e você me lendo, enquanto eu ouço o AlfaRudá tocar e cantar aquela música. Há uma música que existe no silêncio da natureza lá dentro de cada pessoa, mesmo daquelas que não cantam nunca, mas a minha sinfonia de pedras e a da banda musical AlfaRudá devem ser provenientes de Deus. Eu hoje sou calado, preso, mas resolvi me contar aqui todinho para vocês. Vamos logo ao assunto? Primeiramente, eu penso assim: – Sem Deus, nada feito. Pra chegar ao topo da ladeira, ralou... Sim, e diz por aí que a pessoa leva a vida inteira. Veja lá: a ladeira sem topo é de matar, então não subiremos que nem cegos pelo topo ou tipo surdos da sinfonia divina que está nas paredes cavernosas: Lascoux. Eu sou chato no que penso. Complexo. Ah, isso sou mesmo, é o que dizem de mim. Sei lá, mas eu prefiro ser chato mesmo! Tem tanta gente sem gostar de l…